ASUS

Referencial Teórico

Arquivo: PDF

Tamanho: 1.5 MB

O QUE É

Os sistemas de avaliação de sustentabilidade e os programas de certificação de edifícios são instrumentos que vêm, desde o final da década de 80 do século passado, despertando gradativamente a atenção dos atores envolvidos no processo de produção de edifícios. Esses sistemas vêm sendo utilizados como métodos de análise do desempenho de edificações e objetivam refletir a significância do conceito de sustentabilidade presente no projeto e na construção dos edifícios, ao fornecerem uma análise abrangente das suas características e dos impactos que produzem em seus ocupantes, no entorno, e no ambiente.

Nesse sentido, apresenta-se a Ferramenta ASUS, que tem por objetivo propor um sistema adequado ao contexto do Espírito Santo – em seus aspectos ambiental, social, econômico e cultural – para avaliação da sustentabilidade de edifícios de escritórios em fase de projeto, servindo como instrumento de auxílio aos projetistas que visam à proposição de edificações mais sustentáveis.

Sendo a pesquisa financiada pelo Governo Estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES, a Ferramenta foi desenvolvida tendo como alicerce conceitual a revisão de outras ferramentas e no esforço em adaptá-las às condições regionais particulares, com ênfase para projetos de edifícios públicos e institucionais do Espírito Santo. Dessa forma, vê-se neste instrumento o potencial para vir a fazer parte dos termos de referência de licitação de projetos elaborados especialmente por órgãos públicos, com o intuito de projetar edifícios mais eficientes e, a partir do uso público de tais edificações, incentivar práticas dessa natureza.

Ressalta-se que a proposta da ASUS é de ser uma ferramenta livre, ou seja, cujo conteúdo deve ser público e gratuito, destacando-se que sua adoção não pressupõe uma certificação. A ASUS foi formulada para ser adotada, principalmente, enquanto instrumento de orientação a projetistas, passível de ser inserido na prática de projeto. Dessa forma, vê-se como principal contribuição o fato de se alcançar, com a ASUS, um exequível método de avaliação de edifícios, voltado inicialmente para o uso por projetistas e adequado à realidade nacional com ênfase para as questões regionais, sem necessariamente estabelecer uma relação de dependência com os idealizadores da ferramenta.


© Copyright 2015 - Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras - Vitória-ES | Universidade Federal do Espírito Santo